Muitos sites hoje vistos pela web tem algum álbum de fotos ou algo parecido neles, então neste artigo veremos como fazer um redimensionador de imagens em PHP para que possa ser utilizado para padronizar o tamanho das imagens postadas no mesmo, inclusive podendo colocar uma “marca d’agua” nas imagens para os casos específicos e até rotacioná-las.

Vale lembrar que o PHP, ou melhor, a biblioteca de tratamento de imagens do PHP chamada de GD2, não é e não tem o objetivo de ser um “Photoshop”, mas supre as necessidades básicas para o tratamento de imagens para WEB. Devemos também saber que o resultado do uso desta biblioteca depende muito da imagem que será tratada, e que aumentar uma imagem através da biblioteca pode fazer com que perca significadamente sua qualidade.

Muito bem, para começarmos precisamos que a biblioteca GD2 do PHP esteja “descomentada” no arquivo PHP.INI no caso de usuários Windows, para usuários Linux será necessário recompilar o PHP com a biblioteca.
Com a GD2 habilitada, vamos a classe que será responsável pelo redimensionamento de imagens que se encontra no link abaixo.

Classe Resize